quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

The Millionaire Fastlane - Continuação...



Não conclui ainda a leitura do “The Millionaire Fastlane “, mas fiz alguns progressos e aprendi mais algumas coisas de valor.

O valor que existe no livro pode ter um maior significado para mim diferente do que seria para qualquer outro, é a minha interpretação condicionada pela minha realidade e seguem umas ideias presentes.

No livro o juro composto é quase um desabar do que tinha vindo a acreditar e a embora efectivamente a ideia seja boa, o método funciona, mas aqui apenas e só para grandes somas de dinheiro, ou apenas depois de muitos anos, pelo que não é o caminho para a riqueza e prosperidade milionária. 

O Juro composto funciona bem apenas passados alguns anos quando já ganhou tracção, ou se os montantes são elevados, caso contrário não passamos da mediocridade.

É critico termos nós controlo das nossas próprias finanças, e em especial sobre a forma como a mesma é taxada, daí ser crucial a criação de uma empresa SA, por forma a podermos taxar apenas após os gastos.

A alavancagem necessária para criar não só valor, mas sim riqueza só consegue alcançada por um negócio de não dependa das nossas limitações normais de recursos e sobretudo que não esteja indexada ao nosso precioso tempo diário de apenas 24 horas.

Os negócios que ganham milhões são negócios de milhões, são negócios que afetam a vida de milhões de pessoas, ou que tenham escala. Aqui “alavancagem” e “escala” são palavras-chave para a tentativa de empreendimento… tema este a explorar futuramente num post dedicado.
 Um outro ponto, que me faz sentido é que uma parte da nossa riqueza ou falta dela é causada por milhares de pequenas opções que tomamos e comportamentos económicos que fomos fazendo ao longo da vida. Hoje compro isto, amanhã aquilo, depois é deste, depois é doutro, e assim sucessivamente… Todas estas pequenas decisões (algumas más) somadas ao longo de muitos anos podem fazer alguma diferença.




O contexto de amigos, colegas e mesmo da sociedade e cultura condicionam as nossas crenças em relação ao dinheiro, ao que é possível fazer para criar valor, ao que é convencional, a norma, pelo que nos juntarmos aos melhores é crítico para o sucesso.

Outro ponto que acho um dos mais importantes e pelo menos um dos quais estou particularmente interessado em investir é na minha educação (Financeira e não só). A educação não acaba quando terminamos “finalmente” a universidade, temos de continuamente procurar aprender coisas novas, aprender novas competências, pois se não nos formos atualizando constantemente não vamos estar tão capacitados a identificar uma oportunidade ou ter uma ideia inovadora. Tem de existir um constante compromisso incondicional e sem desculpas. Vai ser duro o caminho, vai ser necessário muita disciplina.

O autor faz a questão: Porque não crias uma empresa? “Não sei”, responde a maioria.
Porque não aprendeste a fazer? “Não tenho tempo” respondemos novamente.
Estas são as mais comuns desculpas com as mais “fáceis e económicas” soluções. Temos atualmente todo um mundo de informação constantemente há nossa disposição, seja no PC, na palma da mão, e mesmo sem a internet, teríamos sempre livros, novos, usados, emprestados, bibliotecas públicas e privadas, clubes, etc.
O livro é o melhor investimento de sempre, por valores de 10 a 20 euros a quantidade de conhecimento que podemos obter no imediato é tremendo e a longo prazo incalculável. Não existem actualmente desculpas para não se aprender qualquer competência, ou mesmo conhecimentos básicos (skills não físicas) se nos empenharmos para tal.

Sobre o tempo, devemos fazer uso eficiente dele, ou seja, por exemplo no tempo perdido no trânsito podemos estar a ouvir audiobooks, no ginásio ou correr podemos ir igualmente a ouvir informação, sejam podcasts, audiobooks, notícias, palestras, tutoriais, etc.

Isto não fica por aqui, já ando a aproveitar também melhor o tempo a auvir o audiobook em vez de fazer a leitura em páginas impressas…

O que quero é o objecto livro ou a informação contida nele? Adeus aversão, adeus norma, mas assim é mais rápido e tempo é dinheiro.

3 comentários:

  1. Olá!
    Estou interessado em ler o livro, mas não encontro em português. O caro amigo saberia como encontra-lo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro the millionaire fastlane foi traduzido para o português
      Em livro a via expressa dos milionários

      Eliminar
  2. Olá Daniel,

    Também não o encontro em Português, apenas o vi em versão inglesa, seja em ebook ou audiobook.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar