quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

The Millionaire Fastlane – Primeiras impressões

Já comecei a ler o livro “The Millionaire Fastlane” e até ao momento estou a gostar imenso, é sólido, cativante, intenso...

Parece-me ser um livro muito lucido, sem falsas promessas de enriquecimento fácil e com o qual vamos certamente pensar de uma outra perspectiva sobre o trabalho, sobre o dinheiro e sobre tudo o que pensávamos fazer bem.

Muitas das nossas acções e comportamentos financeiros, sejam eles de poupança, de consumo e mesmo os comportamentos profissionais vão ser todos postos em causa e existe mesmo certos momentos em que sentimos que fizemos mesmo muita coisa mal…. Mas o caminho é para a frente e o que conta é aprender e conhecer mais!

O autor constrói a sua narrativa com base na sua própria história autobiográfica e com um modelo de pensamento de 3 tipos diferentes de caminhos, ou estradas para a prosperidade. 

Ele divide e rotula com estereótipos os 3 caminhos, sendo eles o Passeio (The Sidewalk), a estrada lenta (The Slowlane) e a vi rápida (The Fastlane). A cada uma destas estradas está associado um conjunto de crenças, predisposições e atitudes em relação ao dinheiro, e associada a elas a causa da sua próprio miséria ou da sua prosperidade.

Há uma correlação directa entre como pensamos e agimos e quanta riqueza geramos.



Passo a citar como exemplo o comportamento típico de um Sidewalker (aquele que vai pelo passeio e não vai chegar a lado nenhum)

“O Destino financeiro de um Sidewalker não existe. O plano é não ter plano nenhum. Dinheiro e excedentes são imediatamente gastos no próximo grande gadget , na próxima viagem, no próximo carro mais novo, em novos estilos de moda , ou a próxima tendência. O Sidewalker é descuidado e fica eternamente preso a um "estilo de vida de Servidão" alimentado por uma necessidade urgente, insaciável por prazer, de imagem perante os outros e de gratificação instantânea e imediata. Estes comportamentos perpetuam um ciclo e uma bola de neve que gira cada vez mais rapidamente a cada mês que passa, aumentando a velocidade do peso a carregar e do fardo, para sempre o escravizar no seu trabalho ou o seu negócio.”


As ideias inteligentes e convencionais de criar valor, como o juro composto, o poupar 10% do ordenado, os investimentos de acções e obrigações, etc  são todos enviados por água abaixo como forma de alcançar a riqueza.

O livro pode gerar uma grande divisão entre os leitores, pois poe em causa a existência convencional da sociedade ocidental e o seu comportamento perante o dinheiro, mas sem duvida o livro traz muito valor para cima da mesa...

Sem comentários:

Enviar um comentário