sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O efeito Marshmallow


A experiencia marshmallow foi um conjunto de estudos sobre a gratificação retardada ou adiada que ocorreram nos anos 60/70 pelo psicólogo Walter Mischel, professor de Stanford.

O objetivo do estudo era simples, e consistia em perceber quando é que a capacidade de controlo e de se aguardar pela gratificação se desenvolvia nas crianças.

Na prática o estudo consistia em oferecer a uma criança a escolha entre comer uma pequena porção de marshmallow (ou outro doçe) imediatamente, ou aguardar por uma recompensa muito maior caso esperasse por aproximadamente 15 minutos. Durante esses 15 minutos o colaborador abandonava a sala e a criança era filmada sem saber.




Algumas crianças lutavam intensamente contra a sua vontade de consumir e desejo de satisfação imediata, umas esperneavam, contorciam-se, tentavam não olhar para os doces, faziam tudo o possível para evitar. Mas a verdade é que muitas crianças sucumbiam e não resistiam á tentação e comiam o marshmellow e não aguardavam por uma gratificação maior.

Participaram cerca de 600 crianças e uma pequena minoria comeu logo os marshmallows, mas um terço das crianças conseguiram aguardar a gratificação o suficiente para terem direito a recebem mais marshmallows.

As mesmas crianças do teste, anos mais tarde já pessoas adultas foram de novo acompanhadas para se ver como estavam e ficou evidente que existia uma correlação entre a capacidade de adiar a gratificação imediata e o seu sucesso.


Naqueles indivíduos que em criança tiveram a capacidade de “pensar a longo prazo” e aguardaram 15 minutos pela recompensa maior foi verificada uma tendência para se saírem melhor na vida, tiveram melhores notas ao longo da vida académica, eram mais competentes, e não surpreendentemente tinham um maior sucesso professional.

É bom pensar a longo prazo...

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