quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Pai Rico, Pai Pobre

Já tinha lido o "Pai Rico, Pai Pobre" há alguns anos e foi sem duvida um livro de que gostei imenso, a história pessoal de Kiyosaki era não só interessante, como trazia muita coisa boa para cima da mesa.

Kiyosaky fala muito da importância dos comportamentos e dos ensinamentos que são passados por uma família rica em contraste com os das famílias pobres, e explica com exemplos claros e inspiradores (pelo menos para mim) que essa diferença de atitude, comportamentos podem fazer toda a diferença na constituição de riqueza.

 Um dos exemplos de que me recordo bem e de que gostei muito é quando uma criança ou alguém quer comprar alguma coisa muito cara e o pai pobre diz logo que é impossível. Contudo o pai rico sem acabar com esperança responde em forma de aquisitiva; "Temos de ver o que é que temos de fazer para conseguir comprar isso". Para mim isto faz toda a diferença.



O livro faz um esclarecimento sobre o que são activos (assets) e passivos (liabilities), que resumidamente e pela próprias palavras: Um Activo é tudo aquilo que te põem dinheiro no bolso, e passivo é tudo aquilo que te faz perder dinheiro.

A inteligência e literacia financeira é também um tema central do livro, no qual é reforçado muito a importância e o papel da literacia financeira e de que forma a mesma desempenha um papel crucial ao longo de toda a nossa vida, como desse conhecimento tomamos decisões informadas e com o objectivo de construir valor.

O conceito principal para constituir riqueza assenta em conseguirmos ter um fluxo de caixa "cash flow" positivo onde entra mais dinheiro do que o que sai, e isso pode ser conseguido sobretudo investindo e empreendendo um negócio. É óbvio, penso eu e pensam também vocês, mas como em qualquer história, o contexto da mesma da mais valor aos ensinamentos.

Temos de saber meter o dinheiro a trabalhar para nós e não o contrário, nós trabalharmos pelo dinheiro, este é o objectivo.

Na minha opinião o maior contributo do Kiyosaky é a acessibilidade com que ele leva conhecimento financeiro para as massas e isso fê-lo de forma eficiente, despretensiosa e generosa. E continua a fazê-lo diariamente com muitos outros livros, jogos, apps, rádio e com inúmeras palestras, tudo em prol de uma maior literacia financeira e informação que permita o cidadão comum começar a tomar as suas melhores decisões financeiras.

Em suma, o livro embora não seja recente continua a apresentar muito valor àquele que investir na sua leitura, e valem muito mais do que qualquer valor que paguem por ele. 

Sem comentários:

Enviar um comentário