terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

The Millionaire Fastlane - Conclusões finais.



O livro é na minha opinião muito ambicioso, mas simultaneamente muito realista e termina o último capitulo com um conjunto de linhas orientadoras e sobre as quais apresento um resumo não necessariamente pela ordem apresentada mas da forma que me pareceu mais coerente e pedagógica.

A prosperidade financeira é sobretudo o resultado de um processo activo, uma postura, uma atitude e não apenas mera obra do acaso. A soma de um conjunto de decisões, de crenças, escolhas, acções concretas e bons hábitos que formam todo um estilo de vida são o principal factor que vai ditar a nossa prosperidade financeira. 

Há que admitir que o conhecimento comum de enriquecer lentamente, os planos de poupanças, os fundos, o juro composto, a preparação da reforma e tudo o resto está dependente de pouca alavancagem e indexado a um espaço temporal demasiado alargado para se criar valor em tempo útil para se fazer pleno gozo do mesmo. 

Relembro aqui que o que autor defende existir uma forma, um método de enriquecer rápido, em não mais do que uma década e de que a sorte é apenas um produto residual do envolvimento e da iniciativa nesse mesmo processo. Há que corrigir os erros e as escolhas passadas, pois quem não o fizer está condenado a repeti-las e a viver na mediocridade para todo o sempre.

O principal activo que temos ou que devemos procurar é o tempo, a liberdade e não o dinheiro, e para conseguir esse fim temos de criar um negócio, temos de criar valor e o dinheiro é apenas o meio e não o fim. Mas até aqui nada de novo, o que é de novo é que não é qualquer tipo de negócio. 

Temos de criar uma empresa ou negócio (por exemplo uma S.A. ou outra) na qual possamos ter o controlo financeiro sobre a tributação e não menos importante saber o desfecho e responsabilidades da mesma em caso de insolvência ou outras dificuldades, ou partilhas em caso de múltiplos sócios (existem outros tipos de empresas além das S.A e com outra legislação que de momento ainda tenho de investigar).

A alavancagem é o caminho para acelerar a rentabilidade, e se necessário temos de tentar viver abaixo dos nosso meios com o fim de ter os recursos necessários para poder alavancar e criar mesmo o nosso negócio. 

É fundamental ter um plano, pois não ter um plano não é plano nenhum. Há que de início determinar qual o nosso primeiro número, qual o valor, qual o objectivo e trabalhar para esse fim com objectivos graduais, realistas e concretos.  A muralha da china começou com o primeiro tijolo, e uma maratona com o primeiro passo, por isso há que definir objectivos mensais, semestrais, anuais e por mais baixos que sejam de início temos de passar para o lado onde não existem despesas e se rentabiliza algum valor, o resto é caminho.

Torne o seu sonho a sua realidade, por exemplo se quer um Ferrari meta uma foto de um Ferrari no seu quarto ou escritório para ser constantemente relembrado do seu objectivo e de que se não se esforçar para o seu objectivo ninguém o fará por si; com isto faça das suas visões o seu futuro, materialize o seu futuro em coisas reais presentes. Defina o processo como um estilo de vida e não como um hobbie ou objectivo temporário.

É Crucial uma educação e formação constante, nunca parar de aprender, pois o que sabes agora não é será suficiente para o que precisas de saber amanhã. Temos de procurar aprender com os melhores e o caminho vai ser duro, pois neste caminho para a prosperidade começamos a aprender a partir do momento em que acabamos o curso ou o mestrado. Onde para outros é o fim de um ciclo de aprendizagem, aqui é só o começo e não vai ser nada fácil. 

Há que aproveitar todos os pequenos blocos de tempo (ver o outro post do mesmo livro) para continuar a aprender novas coisas, e aprender sobretudo coisas que criem valor e não perder o foco a aprender coisas apenas por mera curiosidade.

Não se preocupe se não conseguir de imediato decidir o que há de fazer ou o que escolher fazer como negócio e continue a treinar a sua mente para identificar constantemente necessidades do mercado e que problemas existem por resolver ou satisfazer. Não é necessário fazer nada de revolucionário, pois muitos dos melhores negócios existentes hoje em dia são baseados em produtos ou serviços que já existiam anteriormente… não vamos inventar a roda e eventualmente seguindo este percurso inúmeras ideias eventualmente irão acabar por chegar.

Temos de deixar de procurar ser consumistas, de ter tudo e procurar ter o que os outros necessitam, este é o caminho que muitas vezes nos ilude. Há que focar no que atrai dinheiro e na satisfação de necessidade e egoísmos dos outros, não nossas; temos de passar de consumidores a fornecedores.
Temos que procurar negócios em sectores ou com modelos chave de forma a podermos automatizar o processo, que possa ser replicado, não esteja indexado ao tempo de execução e podermos ter um crescimento em escala.


O autor identifica os seguintes modelos de negócio (no livro está a explicação concreta):

- Sistemas financeiros.
- Sistemas de aluguer
- Sistemas informáticos
- Sistemas de conteúdos
- Sistemas de distribuição.
- Sistemas de Recursos humanos.

Crie um negócio que afecte milhões e irá gerar milhões. Quando mais pessoas afectar num ambiente que por nós seja controlado, mais receita irá gerar. Satisfazer necessidade em grande escada é o caminho. O objectivo será crescer, criar uma marca e não apenas uma empresa, há que diferenciar e focar apenas num negócio, ter uma estratégia de saída e de liquidação dos activos aquando da consolidação do valor para então de futuro se poder viver dos activos passivos criados com a venda do negócio.

Durante todo o processo temos de nos recompensar e celebrar a cada meta e a cada objectivo concretizado. Aos 1000 euros vá jantar fora com os amigos, aos 10.000 vá de férias com a namorada, aos 100.000 compre algo de valor, ao primeiro 1.000.000 compre uma casa nova, etc. Imagine isto cada um com a sua própria escala e realidade. Mas o importante aqui é que as necessidades egoístas e emocionais de consumo seja satisfeitas aquando do alcança de metas pré-determinadas, isto para reforçar o estilo de vida próspero e de criação de valor.

Em suma, parece tudo bonito e sensato mas a verdade é que o livro é muito mais do que isto e está repleto de muito material concreto e a minha adulterada e sucinta conclusão não lhe faz qualquer justiça, pelo que a melhor recomendação que posso aqui deixar é para o lerem também. 

Sem comentários:

Enviar um comentário