segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Porque é que eu não sou rico?

Eu não sou rico, pelo menos financeiramente, mas por vezes penso no tema e tento compreender porque é que não sou rico. Será isso resultado das escolhas que fiz ou que deixei por fazer ao longo da minha vida académica e profissional? Será algo que possa injustamente imputar aos meus pais por não me terem banhado de ouro á nascença? 

Será algo determinado no cosmos e regido por uma estranha força ou por um qualquer matrix? Será algum traço de personalidade que me fez inconscientemente evitar caminhos onde pudesse criar valor? 

Ou terá sido meramente indisciplina minha em não trabalhar o suficiente para me diferenciar entre os melhores, não sair da minha zona de conforto, não fomentar as relações certas ou qualquer outro fator de que sou culpado?




Mais importante do que a resposta a todas estas e outras possíveis questões é a questão: Será que posso também ser rico e o que poderei eu fazer para o conseguir? É algo que poderá ser aprendido ou é meramente arbitrariedade cósmica?

Compreendo que o dinheiro gere dinheiro, e que seja mais fácil a quem tenha nascido com dinheiro e com as relações certas possa gerar mais facilmente valor. Mas a geração anterior como terá criado o seu valor? Nas famílias ricas certamente terá existido um momento em que um descendente terá catalisado a mudança na direcção da prosperidade.

Por princípio não gosto da ideia de existir um destino já escrito, que tudo esteja determinado e sobretudo de que não tenha qualquer controle sobre a minha vida, por isso resolvi investigar o tema e ser cobaia de mim mesmo na demanda pela riqueza, ou pelo menos pela compreensão da mesma.

Vamos lá explorar o tema...

Sem comentários:

Enviar um comentário